sábado, 28 de novembro de 2015

LITURGIA DOMINICAL - O Domingo – Crianças - 29 de novembro: 1º Domingo do Advento

29 de novembro: 1º Domingo do Advento

Fiquem atentos para a vinda do Senhor

Iniciamos hoje o Advento, tempo de espera e preparação para a celebração do Natal de Jesus. Na feliz expectativa desse acontecimento tão importante da história da salvação, queremos nos preparar bem, tendo o coração aberto para acolher o Salvador, que virá morar entre nós.


Compromisso

Tire um tempo do seu dia para rezar assim: “Doce coração de meu Jesus, faz que eu te ame cada vez mais. Amém”.

http://www.paulus.com.br/portal/o-domingo-criancas/29-de-novembro-1o-domingo-do-advento#.VlpLknarS1s

Preces – I Domingo do Advento – Ano C


Sacerdote: Irmãos e irmãs, aguardando na feliz esperança a vinda do Senhor, elevemos a ele as nossas preces:

Todos: Vinde, Senhor Jesus!

Ou para o canto:

Rorate, caeli desuper, et nubes pluant Iustum!

1. “Vossa verdade me oriente e me conduza” (Sl 25, 5). Vós, que confiastes à Igreja a plenitude da verdade e da vida para conduzir a todos os povos no caminho da salvação, fazei que todos os pastores da Igreja sejam sempre cooperadores da verdade. Rezemos ao Senhor.

2. “Fazei progressos ainda maiores!” (1Ts 4, 1). Iluminai cada fiel com as luzes do Espírito Santo, para que, vivendo diariamente o exame de consciência, se alegrem com o que já conseguiram mudar, mas não cessem de querer crescer em santidade. Rezemos ao Senhor.

3. “A vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28). Aumentai em nossos corações a fé e o amor, e sobretudo nos momentos difíceis, fazei-nos recordar a alegre esperança de vossa vinda gloriosa. Rezemos ao Senhor.

4. “Aos pobres ele ensina o seu caminho” (Sl 24, 9). Dai-nos um coração de pobre, capaz de se desapegar de tudo, para que conhecermos e caminharmos em vosso caminho. Rezemos ao Senhor.

5. “Farei cumprir a promessa de bens futuros” (Jr 33, 14). Vós que prometestes a vida eterna aos que forem fiéis a vossa Palavra, acolhei no vosso Reino os nossos irmãos e irmãs que em vós adormeceram. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Pai de misericórdia que nos fazeis aguardar com fervor o Advento de vosso Filho, escutai as preces de vossa Igreja peregrina e concedei-nos sempre a vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.
http://www.presbiteros.com.br/site/preces-i-domingo-do-advento-ano-c/

I Domingo do Advento (Ano C)


I Domingo do Advento (Ano C)

Leituras e subsídios para liturgia e homilia:
FONTE: http://www.presbiteros.com.br/site/

HOMÍLIAS DOMINICAL DO EVANGELHO, COMENTÁRIOS DOMINICAL DO EVANGELHO, REFLEXÕES DOMINICAL DO EVANGELHO E LEITURA ORANTE DOMINICAL DO EVANGELHO DO DIA 29/11/2015

ANO B


Lc 21,25-28.34-36

Comentário do Evangelho

Estamos começando este tempo de graça que é o advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. Este tempo de preparação nos ajuda a bem celebrar o nascimento de Jesus e nos prepara para a sua vinda gloriosa. Por este motivo, o evangelho de hoje fala mais da segunda vinda de Cristo do que da primeira. Pensava-se que a segunda vinda de Cristo seria iminente. O atraso da parusia criou uma situação de frustração, comodismo e laxismo no seio da comunidade cristã.
Lucas vai corrigir essa ideia, propondo viver as vicissitudes do tempo presente como lugar aberto ao testemunho dos cristãos. As especulações acerca da segunda vinda de Cristo deram origem ao discurso milenarista, do qual muitos se aproveitaram e se aproveitam para promover-se através do engano e da confusão. Mais ainda, a expectativa de uma segunda volta de Cristo uniu a esse advento fenômenos atmosféricos que anunciariam o fim do mundo. Deus seria o autor da destruição motivado pela decepção do ser humano que ele criou. Ora, contra o engano, a confusão, o desânimo, o medo, é preciso “erguer a cabeça” para olhar o futuro, para fixar o olhar em Cristo. Não somente o Templo passa, mas também o sofrimento, a perseguição e a morte. Todas essas realidades não são a última palavra da existência humana. Em Jesus Cristo, vencedor do mal e da morte, todas essas realidades serão transformadas em alegria e em consolação, pois é por ele que todos participam de sua vitória.
Na continuidade do discurso escatológico, discurso sobre o fim, isto é, sobre o que é definitivo, Jesus conta a parábola da figueira, que é a ilustração do dito no versículo 28. A fé e a esperança que brotam da fé permitem que se possa levantar a cabeça. Nossa condição de cristãos, enquanto peregrinos neste mundo, é viver na esperança. A esperança não é simplesmente um bom desejo para o futuro, mas a experiência de viver a vida apoiada na palavra e no destino final de Jesus Cristo, que venceu o mal e a morte. O conteúdo próprio da esperança cristã é a participação no destino final do Senhor. Mais uma vez, a conclusão dessa breve parábola exorta à confiança no que não passa, no que dá firmeza e sustenta a esperança, a saber, a palavra de Jesus. Para o fiel cristão é preciso, mesmo nas situações mais dramáticas da existência humana, experimentar, ao menos saber, que o Senhor está perto e manter o olhar fixo nele, pois é dele que nos vem o auxílio e a proteção; é ele nosso refúgio e fortaleza.
Pe. Carlos Contieri, sj, em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas.
http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/29-11-2015

Vivendo a Palavra

Estejamos atentos para que o grande conselho que perpassa este primeiro domingo do tempo do Advento – que sejamos sóbrios em todos os aspectos do nosso comportamento – fique vivo em nós durante este ano que iniciamos, preparando-nos para a chegada ao mundo e a nós do Cristo Jesus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

SEJAM VIGILANTES!

A exortação de Jesus à vigilância visava criar, no coração de seus discípulos, a atitude correta de quem deseja acolher o Senhor que vem. A incerteza da hora poderia ter como efeito desviá-los do caminho certo, levando-os a se afastarem, perigosamente, do Reino.
Vigiar significa por em prática as palavras de Jesus, especialmente o mandamento do amor. Significa enfrentar a tentação do egoísmo, que leva o discípulo a convencer-se da inutilidade de fazer o bem. Significa acreditar que vale a pena lutar para construir o Reino, a exemplo de Jesus, num mundo onde a injustiça e a maldade parecem falar mais alto. Significa estar sempre disposto a perdoar e a se reconciliar, revertendo a espiral da violência que assume proporções sempre maiores.
A vigilância cristã é perseverante e se alimenta da esperança. A pessoa vigilante não se abate, ainda que a realidade seja desesperadora. O discípulo do Reino sabe olhar para além da História e contemplá-la na perspectiva de Deus, segundo o ensinamento de Jesus. A vigilância, portanto, faz com que ele não seja esmagado pelo peso da história humana. Pelo contrário, o permite descobrir nela uma lógica inacessível para quem não tem fé.
O discípulo esforça-se para não se deixar vencer pelo sono da infidelidade ao Senhor e ao Reino. Ser encontrado, assim, seria a sua ruína.
Oração
Senhor Jesus, que eu esteja vigilante à tua espera, para ser encontrado perseverante no amor e cheio de esperança de ser acolhido por ti.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-11-29

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

É preciso oração e vigilância na entrega a Deus


A vida no Espírito, a vida em Deus, é uma eterna vigilância, porque Ele nos convida a estarmos atentos e orarmos a todo momento para permanecermos de pé

“Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lucas 21, 36).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/e-preciso-oracao-e-vigilancia-na-entrega-a-deus/

LEITURA ORANTE


1º Domingo do Advento

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam neste ambiente virtual.
Cantamos "Ó vem, senhor, não tardes mais"
(ver melodia no lado direito do blog http://leituraorantedaplavra.blogspot.com)

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem Saciar nossa Sede de Paz!

1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!

2. Ó vem, como a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!

3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!

4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!

5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!

6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

Rezamos a Maria da Anunciação.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria!

Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na Encarnação do Filho em vosso seio virginal
e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou então o dia mais feliz da humanidade!

As pessoas tiveram o Mestre divino.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante.
Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 21,25-28.34-36.
E Jesus continuou:
- Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.
E Jesus terminou, dizendo:
- Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.
Refletindo
Começa o Advento. A Liturgia nos apresenta um cenário de parusia. A parusia é a volta gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos. Jesus fala de sinais que anunciam esta volta. E recomenda a ficar de "cabeça erguida e firmes". Festas e bebedeiras poderão distrair. Jesus recomenda a estarmos conscientes da vinda do Senhor: "Fiquem alertas!"

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro." (DAp 146).
E eu me interrogo: Cristo é minha luz, minha esperança?
Posso completar minha reflexão
O Advento é tempo de espera. Espera de alguém que vem. Este alguém é o Filho de Deus que traz a salvação a todos. O Advento, do latim Adventus, significa "chegada", "vinda"; do verbo Advenire: "chegar a", "início".  É o primeiro tempo do Ano litúrgico, que antecede o Natal.
A cor predominante do Advento é a cor roxa. Usa-se a cor roxa, sinal de penitência e conversão, porém no 3° domingo, por ser considerado domingo da alegria, pode-se usar o rosa.
Coroa do Advento
O tempo do Advento abrange quatro semanas.
1° Domingo
(Ouvir a melodia no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Uma vela, na coroa, acendemos,
Toda sombra se esvai com sua luz;
Vigilantes, o Senhor esperemos:
Chegou o tempo do Advento de Jesus!
Refrão:
Meus irmãos, penitência e oração!
Arrumemos nossa casa co'alegria!
Logo a ela, o Senhor vai chegar,
Pelo ventre imaculado de Maria!

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração

Jesus, Divino Mestre,
Nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai,
para ensinar às pessoas a verdade que dá a vida..
Sois a verdade incriada, o único Mestre.
"Somente vós tendes palavras de vida eterna".
Nós vos louvamos e agradecemos porque
nos concedestes a luz da inteligência e da fé e
nos chamastes à luz da glória.
Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser
para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais
por meio da Igreja..
Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria.
Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos.
Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, em atitude de alegre expectativa do Natal.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Com a liturgia de hoje, primeiro Domingo do Advento, iniciamos o novo ano litúrgico. Peçamos a graça de vivermos este tempo com fé atenta e vigilante e nos prepararmos para acolher o Senhor que vem.
Oração: Espírito de oração vigilante, conserva-me em estado de contínuo alerta, a fim de que eu me prepare, pela vivência do amor, para a chegada do Cristo que vem. Amém.
Leitura (Verdade)
Faça uma leitura atenta do texto. Observe os sinais cósmicos presentes na narrativa.
O que estes sinais indicam?
Quais exortações são dirigidas à comunidade cristã, segundo o evangelista?
“Jesus menciona alguns sinais cósmicos, com caráter simbólico, próprio da literatura apocalíptica. Estes sinais indicam o desmoronamento da ordem social injusta, seja no mundo religioso judaico, seja no mundo gentílico, a qual cede lugar a um mundo novo possível. ‘As potências celestes serão abaladas’, indica o fim dos poderes que usam a religião e o nome de Deus como instrumento de opressão e lucro. ‘E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória.’ É o poder do amor e da vida que frustra os objetivos dos poderes da morte. (...)
Lucas associa a oração contínua à vigilância escatológica. A oração contínua é a oração do coração e do compromisso, na presença de Deus, que completa a vida em comunhão fraterna.
Hoje é o tempo de amar, é o dia de comunicar a liberdade e a vida, semeando a Paz, na alegria da fraternidade dos filhos de Deus.” (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
A liturgia do tempo do Advento nos coloca na dinâmica de espera da vinda do Senhor. Duas atitudes são fundamentais para bem vivermos este tempo: a oração e a vigilância. Papa Francisco nos recorda: "O tempo do Advento, que hoje começamos de novo, nos restitui o horizonte da esperança, uma esperança que não desilude porque é fundada na Palavra de Deus. Uma esperança que não desilude, simplesmente porque o Senhor não desilude nunca! Ele é fiel! Ele não desilude! Pensemos e sintamos esta beleza."(vatican.va)
O que diz o texto para minha vida?
O que significa para mim o tempo do Advento?
Com quais disposições desejo viver este tempo litúrgico?
Qual é o apelo que a Palavra hoje me faz?
Oração (Vida)
Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: Senhor, nosso Deus, abri o nosso coração ao Cristo que vem. Acolhei as nossas preces e as nossas disposições para bem celebrarmos este tempo do Advento. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a aplicação da Palavra em minha vida?
O que me proponho a viver?
Como vou atingir este propósito?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Equipe de redação Paulinas Internet
http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/29-11-2015

Oração Final
Pai Santo, nós nos colocamos como filhos muito amados em tuas mãos compassivas. Nosso amor a Ti, Pai Misericordioso, seja traduzido em cuidados com os peregrinos que colocaste ao nosso lado na caminhada de volta ao nosso Lar Paterno, a Tua Morada Santa. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php