domingo, 10 de setembro de 2017

LEITURA ORANTE DOMINICAL DO EVANGELHO DO DIA - 10/09/2017



LEITURA ORANTE

Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou


Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,
com todos os internautas:
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa realizar
a vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 18,15-20.
Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas." Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos. - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu. - E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.
Refletindo
Às vezes, erramos. Os outros também erram. Ninguém está isento de errar, pecar. Jesus ensina como tratar a pessoa que errou na comunidade. O primeiro passo é falar com a própria pessoa, dialogando, ouvindo suas explicações e clareando as causas do erro. Se a pessoa não admite seu erro, o segundo passo: dialogar sobre o fato tendo como testemunhas uma ou duas pessoas. E se a pessoa, ainda assim, recusar a se converter, Jesus sugere o terceiro passo: contar tudo à comunidade. Mas, se ela não ouvir também à Igreja, que seja tratada como um pagão, ou seja, esta pessoa não é cristã, não vive como cristã, não tem porque estar no meio da comunidade.E Jesus fala, por outro lado, da maravilha que é estar juntos, em comunidade, e juntos orar. Ele garante que está no meio deles: "onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Meditando
Em Aparecida, os bispos afirmaram:
“Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade” (DAp 248).
É assim que assumo a Palavra de Deus?
É minha referência que me motiva à conversão, me impulsiona à comunhão e solidariedade?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com um grande sacerdote, o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência,
com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer meus erros, admiti-los e mudar de atitude, inserindo-me na comunidade.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

********************************************************************************************

VERSÃO PARA RÁDIO


Rádio Nova Aliança AM 710  e FM 103,3
Programa Leitura Orante
09/09/2017 – sábado– 7h45
Produção:Irmã Patrícia Silva,fsp
Apresentação: Ana Maria (Loc2), Sandra (Loc3),  Sonia (Loc 4) e Daniel (Loc 1)

TECNICA
Vinheta de abertura: “A Palavra do Senhor que viemos partilhar”– CD Fez a paz acontecer – fx 7
LOC 1
Amigo e amiga da Rádio Nova Aliança, a você  que nos ouve neste momento, “Graça e Paz da parte de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” (2Cor 1,2).
Agora nos encontramos com a Palavra de Deus e juntos vamos refletir, assumir e  rezar, traduzindo-a em vida.
Para isso estamos aqui: Ana Maria, Sandra, Sonia e Daniel. Na operação de áudio: Antonia Martins (ou Marcelo, Wesley). Iniciemos saudando a Santíssima Trindade:

TODOS
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.//
Trindade Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e
na profundidade do meu ser,
Eu vos adoro, amo e agradeço.

TÉCNICA
Sobe a música
LOC 1
Com você, na Nova Aliança,  formamos nosso círculo de Leitura Orante:
- Daniel Marcus, bom dia
- Wesley Mendes,  bom dia
- Ana Maria, bom dia
- Sonia, bom dia
- Sandra, bom dia

Agora, todos juntos invoquemos o Espírito Santo, como nos ensinou o papa Paulo VI


LOC 1,2,3,4
(alternar por parágrafos)

Oração ao Espírito Santo

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja!

Um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus!

Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa!

Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, se for necessário!

Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e  cumprir, humildemente a vontade do pai. Amém.
(Papa Paulo VI)

LOC1
Vamos agora à nossa Leitura Orante
LOC2
Sigamos, agora, os passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação. Vamos  à primeira parte – Leitura.

LOC3
Já abriu sua Bíblia?//  Mt 18, 15-20Este texto do Evangelho é proclamado no 23º domingo do tempo comum.// Já abriu sua Bíblia?// 
LOC4
Você pode também colocar-se em atitude de silêncio para ouvir e acolher o Evangelho deste final de semana. Escute.
TECNICA
BG  MUSICA CORAÇÃO SERENO INSTRUMENTAL
LOC1
Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:
Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas." Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.
 - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu.
- E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.

TECNICA
BG  MUSICA CORAÇÃO SERENO INSTRUMENTAL
LOC 2
Depois desta Leitura, fazemos a Leitura, momento em que nos perguntamos: O que diz o texto? Em qual contexto? Quem participa deste relato? Qual a mensagem que o texto comunica?
LOC3
O texto recorda que às vezes, erramos. Os outros também erram. Ninguém está isento de errar, pecar. Jesus ensina como tratar a pessoa que errou na comunidade.
LOC4
O primeiro passo é falar com a própria pessoa, dialogando, ouvindo suas explicações e clareando as causas do erro.
LOC1
Se a pessoa não admite seu erro, o segundo passo: dialogar sobre o fato tendo como testemunhas uma ou duas pessoas.
LOC 2
E se a pessoa, ainda assim, recusar a se converter, Jesus sugere o terceiro passo: contar tudo à comunidade.
LOC 3
Mas, se ela não ouvir também à Igreja, que seja tratada como um pagão, ou seja, esta pessoa não é cristã, não vive como cristã, não tem porque estar no meio da comunidade.
LOC 4
E Jesus fala, por outro lado, da maravilha que é estar juntos, em comunidade, e juntos orar. Ele garante que está no meio deles: "onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”

LOC 1
Aqui, neste ponto, fazemos uma parada para refletir.
Vamos ouvir “ONDE DOIS OU TRÊS CRISTÃOS” – CD FORTES NA FÉ” – Cantores de Deus
TECNICA
“ONDE DOIS OU TRÊS CRISTÃOS” – CD FORTES NA FÉ” – Cantores de Deus
https://www.youtube.com/watch?v=1W4KAIE9Wys
LOC 1
Ouvimos Cantores de Deus: Onde dois ou três cristãos
TÉCNICA
Sobe: CORAÇAO SERENO INSTRUMENTAL bg
LOC2
Agora passamos para o segundo momento da Leitura Orante: a meditação
LOC3
Meditação é o momento em que nos perguntamos: O que o texto diz para nós, para mim? Tem algo parecido com a realidade de hoje?


LOC4
É complicado quando uma pessoa erra e nós gostaríamos de ajudá-la.
LOC 1
Este Evangelho fala da nossa responsabilidade diante dos irmãos que nos rodeiam. Afirma, claramente, que ninguém pode ficar indiferente diante daquilo que ameaça a vida e a felicidade de um irmão e que todos somos responsáveis uns pelos outros.
LOC 2
Inclusive, na primeira leitura deste domingo o livro do profeta Ezequiel diz: “coloquei-te como sentinela na casa de Israel.” Todos somos sentinelas dos irmãos. Não para julgar e condenar, mas para ajudá-lo a ser melhor. Por isto Ezequiel é conhecido como “o profeta da esperança”
LOC 3
E o Apóstolo Paulo, na segunda leitura deste domingo exorta os  fieis de Roma a construir toda a sua vida sobre o amor. O cristianismo sem amor é uma mentira. Os cristãos não podem nunca deixar de amar os seus irmãos.
Essa exigência, contudo, nunca estará completamente realizada… Qualquer dívida pode ser liquidada de uma vez; mas o amor não: em cada instante é preciso amar e amar sempre mais. O cristão nunca poderá cruzar os braços e dizer que já ama o suficiente ou que já amou tudo: ele tem uma dívida eterna de amor para com os seus irmãos.
na tradição bíblica (cf. Mt 22,34-40)
LOC4
O amor está no centro de toda a nossa experiência religiosa. No mandamento do amor, resume-se toda a Lei e todos os preceitos. Os diversos mandamentos não passam, aliás, de especificações da exigência do amor. A ideia de que toda a Lei se resume no amor não é uma “invenção” de Paulo, mas é uma constante
LOC1
O trecho do “discurso eclesial” de Jesus que nos é hoje proposto refere-se, especialmente, ao modo de proceder para com o irmão que errou e que provocou conflitos no seio da comunidade. Como é que os irmãos da comunidade devem proceder, nessa situação? Devem condenar, sem mais, e marginalizar o infrator?
Não. Neste quadro, as decisões radicais e fundamentalistas raramente são cristãs. É preciso tratar o problema com bom senso, com maturidade, com equilíbrio, com tolerância e, acima de tudo, com amor. Mateus propõe um caminho em várias etapas…
rá.
O terceiro (vers. 20) garante aos discípulos a presença de Jesus “no meio” da comunidade. Neste contexto, sugere que as tentativas de correcção e de reconciliação entre irmãos, no seio da comunidade, terão o apoio e a assistência de Jesus.

LOC2
Em primeiro lugar, Mateus propõe um encontro com esse irmão, em particular, e que se fale com ele cara a cara sobre o problema (vers. 15). O caminho correto não passa, decididamente, por dizer mal “por trás”, por publicar a falta, por criticar publicamente (ainda que não se invente nada), e muito menos por espalhar boatos, por caluniar, por difamar. O caminho correto passa pelo confronto pessoal, leal, honesto, sereno, compreensivo e tolerante com o irmão em causa.
LOC3
Se esse encontro não der resultado, Mateus propõe uma segunda tentativa. Essa nova tentativa implica o recurso a outros irmãos (“toma contigo uma ou duas pessoas” – diz Mateus – vers. 16) que, com serenidade, sensibilidade e bom senso, sejam capazes de fazer o infrator perceber a falha do seu comportamento.
t
LOC4
Se também essa tentativa falhar, resta o recurso da comunidade. A comunidade será então chamada a confrontar o infrator, a recordar-lhe as exigências do caminho cristão e a pedir-lhe uma decisão (vers. 16a).
No caso de o infrator se obstinar no seu comportamento errado, a comunidade terá que reconhecer, com dor, a situação em que esse irmão se colocou a si próprio; e terá de aceitar que esse comportamento o colocou à margem da comunidade.
LOC1
Vamos agora, ouvir “Porque sabes perdoar”, com Grupo Ir ao povo e Cantores de Deus
TECNICA
Música Porque sabes perdoar  – Grupo Ir ao povo e Cantores de DeusCD Um grito de paz//
https://itunes.apple.com/us/album/um-grito-de-paz-feat-cantores-de-deus-grupo-ir-ao-povo/id898028010

LOC1
Ouvimos “Porque sabes perdoar”, com Grupo Ir ao povo e Cantores de Deus
LOC2
Vamos, agora, ao nosso terceiro passo da Leitura Orante: ORAÇÃO O que o texto nos leva a dizer a Deus?
LOC3
Hoje, vamos juntos rezar o Salmo 94


TODOS
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.
Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos a Deus, nosso Salvador.
Vamos à sua presença e demos graças,
ao som de cânticos aclamemos o Senhor.
Vinde, prostremo-nos em terra,
adoremos o Senhor que nos criou.
Pois Ele é o nosso Deus
e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.
Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:
«Não endureçais os vossos corações,
como em Meriba, no dia de Massa no deserto,
onde vossos pais Me tentaram e provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras».
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.

LOC4
Vamos agora à Contemplação, momento em que nos perguntamos: Qual é meu novo olhar a partir do que refleti e rezei na Palavra?


LOC 1
Por tudo que refletimos creio que vamos viver este processo de correção aos irmãs que erram, mas com aquilo que Paulo nos sugere: com amor.
E também, vamos aceitar sermos corrigidos.
LOC 2
Temos também algumas notícias
(NOTICIAS – ver à parte)
LOC3
Agora vamos pedir e receber a bênção de Deus
LOC 4
-Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

TECNICA
DEUS NOS ABENÇOE – ZE VICENTE
https://www.youtube.com/watch?v=qToNYhVRFq0
LOC1
O TEXTO que aqui comunicamos está no blog leituraorantedapalavra.blogspot.com.br Bom final de semana e uma bonita celebração hoje e amanhã, aí na sua comunidade. Graça e paz!

Todos
Graça e Paz!
LOC2
Ajude a iluminar o mundo com a luz do Evangelho. Graça e Paz!
TECNICA
Vinheta de encerramento: “A Palavra do Senhor que viemos partilhar”– CD Fez a paz acontecer – fx 7





NOTÍCIAS DA RÁDIO NOVA ALIANÇA

- Estamos investindo em melhorias na nossa Rádio Nova Aliança.// Novos equipamentos por que com a concessão que acabamos de receber, vamos ampliar a potência de nossa emissora, ir mais longe, evangelizando mais pessoas.// Por isso contamos com a colaboração de todos//

- Iniciamos um novo programa aos domingos, às 14h, intitulado CONVOCAÇÃO.// Seja seu ouvinte e participe.//
- Tia Bernadete voltou com suas dicas e receitas// Não deixe de ouvi-la. Todas as quartas-feiras, às 8h30/ no programa Nova Manhã//
- Estamos no mês da Bíblia. Leia a 1ª Carta aos Tessalonicenses e participe dos encontros bíblicos em sua Paróquia e cresça no amor e na vivência da Palavra.//

Todos os Domingos, às 12h – Missa em Inglês na Paróquia Bom Jesus, localizada na avenida L2 Sul - quadra 601 módulo 3/ 4.

Plano de Pastoral 2017-2020 da Arquidiocese de Brasília. Com o tema: “Igreja em Brasília, uma Igreja Missionária” e lema: “Eis-me aqui; envia-me!”, o Plano de Pastoral foi elaborado em sintonia com as Diretrizes Gerias da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da Conferência Geral dos Bispos do Brasil, (CNBB – Doc. 102).  No Plano estão as principais urgências que norteiam as ações pastorais em nossa Arquidiocese de 2017 a 2020. Adquira seu exemplar na Cúria Metropolitana.

Leitura Orante
23º domingo do tempo comum, 10 de setembro de 2017


VIVER RELAÇÕES COMUNITÁRIAS SADIAS E RECONSTRUTORAS

“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome,
ali estou eu, no meio deles”. (Mt 18,20)

Texto Bíblico: Mateus 18,15-20

1 – O que diz o texto?

Tudo na vida gira em torno das relações: com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a natureza. Isso é especialmente verdadeiro numa comunidade cristã. Famílias saudáveis, grupos saudáveis, igrejas saudáveis, vidas saudáveis, ambientes saudáveis... falam de relações saudáveis.
No capítulo 18, Mateus recolhe uma série de afirmações de Jesus sobre a comunidade dos seus seguidores. É a primeira vez que se emprega o termo “irmão” para designar os membros da comunidade cristã. É preciso notar que o texto de hoje é continuação da parábola da ovelha perdida, que termina com a frase: “Assim vosso Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum destes pequeninos”.
No evangelho de hoje é muito relevante a preocupação pela vida interna da comunidade; o texto nos adverte que não se pode partir de uma comunidade de perfeitos, mas de uma comunidade de irmãos, que reconhecem suas fragilidades e precisam do apoio mútuo para superar seus limites e erros. As rupturas nas relações podem surgir em qualquer momento, mas o importante é estar preparado para superá-las.
Jesus Cristo não só revelou a verdadeira identidade de Deus, cuja essência é relacional (cerne da doutrina cristã da Trindade), mas mostrou que o caminho para a transformação pessoal consiste, também, numa correta e justa vivência na relação com os outros.
De fato, a pessoa humana não se pode realizar sem os outros. Realiza-se quando, livre e voluntariamente, conhece e é conhecida, ama e é amada, compreende e é compreendida. Precisamente, a reciprocidade das relações é a que permite integrar a igualdade e a diferença, a identidade pessoal e a identidade do outro, buscando chegar à comunhão e à unidade.
Humanamente falando, nem sempre nós nos damos conta, mas o foco em torno do qual gira toda a existência humana está na capacidade de nos relacionar e de nos comunicar. As relações humanas são o centro de tudo. A essência última de todas as ansiedades humanas manifesta-se como um problema de relações: com os pais, com os filhos, com os companheiros de trabalho, com os amigos, com os vizinhos, com os irmãos de comunidade, com as diversas culturas, raças, grupos étnicos, etc...
O papa Francisco continuamente nos apela a passar da “cultura da indiferença” à “cultura do encontro”; sua intenção é desmascarar a indiferença que prevalece em todos nós, a superficialidade das relações, e buscar um encontro verdadeiro e profundo com o outro.

2 – O que o texto diz para mim?

Relacionar-se é a grande e única finalidade da vida do ser humano: encontrar-se, viver em sociedade, colaborar, construir amizades, amores, conhecer gente...; tudo está condicionado pela potencialidade e pela capacidade de relacionar-se.
“No princípio era a relação”, afirmava o filósofo Martin Buber. De fato, a pessoa existe graças à relação e para a relação; cresce na relação e em vista da relação; amadurece e se humaniza na relação.
Mas é na relação que emergem minhas riquezas e minhas pobrezas humanas. Todos temos limites, bloqueios que fragilizam os laços comunitários. É importante aceitar que existem tais limites, aprender a reconhecê-los, ajudando mutuamente a superá-los e acolhendo aquilo que me convida a ser mais criativa audaz e valente.
A gestão das relações interpessoais exige equilíbrio e sabedoria. A partir das limitações e fragilidades também posso me encontrar com os outros. Preciso de sabedoria para aceitar a realidade, acolhê-la e cuidá-la, para ir transformando por dentro. Não posso me conformar com a mediocridade da comunidade. Toda a comunidade é impelida a um “mais” que brota do modo de proceder e viver de Jesus.

3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

O sentido da comunidade cristã, portanto, é de ajuda mútua. “Ajudar” pede um coração magnânimo, grandeza de sonhos, de ânimo e de desejo; mas, ao mesmo tempo ela me convida à humildade, ou seja, abrir-me às necessidades do outro, descer ao nível do outro, renunciando meus próprios critérios, modos fechados de viver...
“Ajudar” não vai na linha do impor, senão do propor. Trata-se, isso sim, de propor com qualidade, com firmeza, com proximidade, com compromisso pessoal. Isso requer presença gratuita, desinteressada, centrada no bem da outra pessoa, sem criar dependências, mas fazendo o outro crescer em liberdade.
A comunidade deve ser sacramento (sinal) de salvação para todos. Atualmente não tenho consciência dessa responsabilidade. Passo friamente pelos outros. Sigo fechada em meu egoísmo, inclusive na vivência religiosa. A falha mais letal de meu tempo é a indiferença. Martin Descalzo a chamou “a perfeição do egoísmo”. Outro a define como “homicídio virtual”. Seguramente é hoje o pecado mais difundido nas comunidades cristãs.

4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Senhor, a comunidade é o lugar da “correção fraterna”; e o critério para a correção não é a lei, mas a presença de Jesus que está no meio da comunidade. Quando a correção é feita a partir da lei, assumo a posição de juiz, rompo a comunhão, crio categorias de pessoas (perfeitas e imperfeitas) e caio no legalismo e moralismo.
Todos devem “corrigir-se” mutuamente, tendo os olhos fixos em Jesus; no seguimento de Jesus ninguém chega à “perfeição” a ponto de poder corrigir os outros. Por isso, a correção fraterna é um estilo de vida que não se limita aos erros e fracassos; ela implica em ativar mutuamente os dons e capacidades que ainda não puderam se expressar. A presença de Jesus no meio da comunidade é sempre horizonte inspirador para que todos cresçam na identificação com Ele.
Nesse processo de crescimentos os ritmos são diferentes para cada pessoa; não se trata de nivelar a todos, mas de respeitar os processos, as circunstâncias, as condições de cada seguidor, seguidora de Jesus. A correção significa, então, estima e confiança no outro, pois ele é muito maior que suas falhas.
Educada pela misericórdia de Deus, sou chamada a exercer o ofício da “correção fraterna”, para que a comunidade possa se revestir sempre mais do modo de ser e proceder de Jesus.

5 – O que a Palavra me leva a viver?

A correção fraterna, pois, não é tarefa fácil; e isto por duas razões: em primeiro lugar, aquele que corrige pode humilhar àquele que é corrigido, querendo realçar sua superioridade moral. Aqui tenho que recordar as palavras de Jesus: como pretendes tirar o cisco do olho do teu irmão se tens uma trave no teu?
Em segundo lugar, aquele que é corrigido pode rejeitar a correção por falta de humildade. Diante dessas duas razões necessita-se de um grau de maturidade humana que não é fácil de alcançar.
O importante não é a norma concreta, mas o espírito que a inspira.
Onde reina a competência desleal, devo anunciar a lealdade.
Onde reina o empenho em colocar-se acima dos outros, devo anunciar a igualdade.
Onde reina o afã da vaidade e da aparência, devo anunciar o serviço.
Onde reina a dificuldade nas relações mútuas, devo querer ser presença de acolhida.
Onde custa solicitar favores, devo querer estar disponível àqueles que clamam por ajuda.
Onde reina a exploração, devo anunciar a solidariedade e a luta contra a injustiça.
Onde reina a indolência, a inibição, devo anunciar e viver iniciativas em favor da vida...

Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Mateus 18,15-20
Pe. Adroaldo Palaoro, sj – reflexão do Evangelho
Desenho: Osmar Koxne

Sugestão:
Música: Caminho traçado – fx 10 (03:23)
Autor: Maninho
Intérprete: Maninho
CD: Maninho – Papel dobrado
Gravadora: Paulinas Comep

Nenhum comentário:

Postar um comentário